Notícias

14 de março de 2019

Um pouco sobre o tema da Toca do Coelho

O tema deste ano, ÁRVORE É VIDA, está relacionado com o olhar das pessoas em relação a estes seres vegetais. Muitas vezes, por elas aparentemente não se mexerem, não como os animais, as pessoas esquecem que elas estão vivas! O objetivo da Toca é que as pessoas reconheçam nas árvores o tempo da própria vida.

As ÁRVORES criam sua base nas raízes e em sua estrutura, galhos e tronco, para poder crescer na copa, engrossando e se fortalecendo. Seres autossustentáveis que respeitam um ciclo de retirada e fornecimento de energia para o planeta. Produzem seu próprio alimento e o conduzem por todo seu corpo, como nosso sistema sanguíneo. Quando estão prontas para reproduzir a espécie, produzem flores, dão frutos e sementes, tudo num tempo de maturação único de cada espécie. À noite, quando o sol se vai, suas folhas se fecham para adormecer. Crescem e se desenvolvem a partir das referências sensíveis ao ambiente em que vivem. Desde sementes sabem a sua missão, a essência do que serão na vida.

*****

Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as consequências do que deixaríamos para o futuro. A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente. Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza. A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!”

Texto de Juliana Gatti

 

 

 
Veja as edições anteriores da Toca:
2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Parse error: Unterminated comment starting line 5 in /home/u475477573/domains/tocadocoelhotapera.com.br/public_html/2019/footer.php on line 5