Notícias

Ação socioambiental conscientiza sobre a destinação correta dos resíduos

 

Na manhã desta quarta-feira, 12/04, a Secretaria de Desenvolvimento e a Corsan de Tapera promoveram uma ação socioambiental para conscientização dos alunos sobre o lixo. A atividade foi dividida em duas partes: no Tenarião foi apresentada uma rápida palestra e no centro de reciclagem da empresa EcoSul foi mostrada a separação do lixo.

A diretora de Agronegócio e Meio Ambiente, Délcia Maldaner, alertou sobre a necessidade de destinar corretamente o lixo, a fim de evitar a poluição do meio ambiente e, principalmente, a água: “ao contrário do que muitos pensam, a nossa responsabilidade com o lixo não termina quando largamos a sacola com os resíduos na frente de casa; ela continua até o destino final. Somos responsáveis por tudo o que descartamos”, informou.

A chefe da Unidade de Saneamento Ana Roseli Gatto comentou que o lixo orgânico se transforma em chorume, podendo contaminar o lençol freático: “felizmente, as análises realizadas na água em Tapera não detectaram a presença de chorume, nem de metais pesados. A água no município tem muita qualidade e, para isso, precisamos cuidar com o descarte do lixo”, argumentou.

Durante a visita à empresa EcoSul, os alunos de 8º e 9º anos das escolas Presidente Costa e Silva e Francisca Cerutti visualizaram o processo de separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos. A funcionária Eloísa Schultz explicou como acontece a destinação correta e informou que a empresa faz o recolhimento de lixo em cinco municípios, mas nem todos realizam a coleta seletiva: “precisamos nos dar conta de que o futuro depende de nós. O lixo descartado é reaproveitado e transformado em asfalto, por exemplo”, declarou.

A ação foi promovida com apoio da ACIT, Emater e da empresa EcoSul, paralelamente à programação da 18ª Toca do Coelho. O vice-prefeito, Jorge Luiz de Quadros, acompanhou toda a atividade. Durante o ano de 2017, mais ações deverão ser realizadas com os alunos das escolas de Tapera.

01.jpg
02.jpg
03.jpg
04.jpg
05.jpg
06.jpg
07.jpg
08.jpg
09.jpg
10.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja as edições anteriores da Toca:
2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016