Notícias

O encanto da música nos cenários da Toca do Coelho

 

A 18ª Toca do Coelho entrará “No Mundo da Música”. Os coelhos representarão as diversas manifestações musicais de diferentes locais.

A música é a arte de combinar os sons e o silêncio. É a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo, é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

Usada para expressar os sentimentos, a música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.

 

O que os visitantes vão ver na 18ª Toca do Coelho?

 

Música Gaúcha - De origem tradicionalista, a música gaúcha parece ter raiz na escola literária do parnasianismo, por sua semelhança quando canta coisas da natureza e do ambiente como: a terra, o chão, os costumes, o cavalo; e pela musicalidade, sempre buscando a rima num arranjo muito acertado com as melodias, criando entre letra, música e dramatização, uma dinâmica que rebusca origens e paixões.

O estilo musical gauchesco mostra também origens fortes na música flamenca espanhola e na música portuguesa. Os campos harmônicos bem arranjados, denotam ritmos bem elaborados e melodias com dois ou mais violões. Com uma formação harmônica/melódica complexa, a música tradicionalista torna-se difícil de ser interpretada em alguns casos, por outros grupos ou músicos que não possuem ligação direta com a cultura gaúcha.

Rock - No início dos anos 50 o gênero Rock’n roll ganhou espaço na música, sendo Elvis Presley o artista mais popular do estilo. Durante o final dos anos 60 e início dos anos 70, o rock continuou como um gênero homogêneo, sem muitas modificações. Ainda nos anos 70, quando todos entenderam que os Beatles tinham realmente chegado ao fim, o rock passou a ter várias ramificações, como o Heavy Metal, o Rock Progressivo, e o Punk Rock. Estes gêneros, juntamente com outros, deram origem ao Hard Rock, Hardcore, Industrial, New Wave, Pós-Punk entre vários outros gêneros.

O Heavy Metal, também chamado de Metal, é um estilo musical derivado do Rock’n roll. O nome, em inglês britânico, significa metal pesado. O Heavy Metal, embora tenha sido um sub gênero do Rock, se transformou em um estilo original e muito complexo, considerado pesado e marcante. Sua principal característica são os Riffs de guitarra. Algumas bandas muito importantes desse gênero são AC/DC; Led Zeppelin; Judas Priest.

Música sertaneja ou sertanejo - é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.

Serenata -  Serenata é um tipo de música que abrange trechos musicais de pequena duração, usualmente cantados, tocados à noite, de preferência debaixo de uma janela e dedicados a uma donzela. Um dos estilos mais marcantes é o das serenatas feitas por estudantes e ex-estudantes universitários. Na tradição portuguesa e latina, existem diversos tipos de grupos musicais que executam este gênero de ato cultural, com especial relevo para os grupos de fado de Coimbra, para as tunas e para os grupos de serenatas. Esta música costuma ser tocada a alguém que se ama como forma de declaração do seu amor.

Hinos - Hino Nacional Brasileiro, Hino do Rio Grande do Sul e Hino de Tapera. Os hinos são símbolos oficiais do País, Estado e Município.

Frevo - O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco no fim do século XIX. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.

O frevo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2012 e caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.

Coral – O canto coral envolve tudo que se refere a um coro ou a uma capela, ou seja, a um conjunto de músicos vinculados ao recinto religioso da Igreja ou de um monarca. Não há um marco inicial confiável desta atividade, mas sim documentos que comprovam sua ancestralidade. Pode-se afirmar que vários destes textos antigos estabelecem uma ligação entre cerimônias de natureza espiritual, danças religiosas e o canto coral.

No Brasil, o coro define pequenas associações de músicos que são divididos por tipos de vozes conforme sua disposição musical, ou seja, em sopranos, contraltos e barítonos, com várias nuances entre elas.

Natureza - Na natureza, tudo o que se move produz som: as folhas agitadas pelo vento, a água a correr, os animais, os homens.

Samba Enredo – O samba-enredo, também chamado de samba de enredo, é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1950, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba.

Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola (não confundir enredo com tema). O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas. A evolução da escola em muito depende do andamento do samba e seu desenrolar na avenida: algumas escolas preferem o samba mais calmo, outras muito agitado, ou ainda mais românticos! Tudo depende de seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval. Escolas de Samba que tradicionalmente se apresentam com uma quantidade muito grande de componentes, em geral usam uma batida mais rápida para acelerar o movimento dos foliões na avenida e manter a harmonia do conjunto.

O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira, sendo tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho, com destaque para a cuica. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. O primeiro samba gravado no Brasil foi "Pelo Telefone", no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga.

Olodum - O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade de Salvador, na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco, como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro, que desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil. Atualmente, tem como diretor João Jorge, e sua sede está localizada no Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho, onde acontecem a maioria das suas apresentações.

Banda Marcial - Uma banda marcial é um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de marcha - à sua apresentação musical. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão. Sua música geralmente inclui um ritmo forte, adequado à marcha.

Além dos desfiles tradicionais, muitas bandas também apresentam-se em eventos especiais (como jogos de futebol) ou em competições de bandas marciais. Atualmente, o número de bandas marciais é crescente e as apresentações em festivais, encontros de banda e estádios esportivos são comuns, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Pagode - O pagode é um estilo de samba, nascido no Rio de Janeiro entre o final da década de 1970 e início da década de 1980, a partir da tradição das rodas de samba feitas nos "fundos de quintal". Inicialmente, era associado às festas que aconteciam nas senzalas e, mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Com o passar do tempo, o termo "pagode" começou a ser usado como sinônimo de samba, por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, ou, seus pagodes.

Maracatu - Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Existem dois tipos: Baque Virado (Maracatu Nação) e Baque Solto (Maracatu Rural), sendo o primeiro bastante comum na área metropolitana do Recife e o segundo característico da cidade de Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte de Pernambuco).

Com ritmo intenso e frenético, o Maracatu teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação Negra. O ritmo se caracteriza pelo uso predominante de instrumentos de percussão de origem africana.

Há poucos anos houve um movimento de reação sociocultural em Recife que fundiu o ritmo maracatu com a influência da música eletrônica. Assim surgiu o movimento Manguebeat, criado por Chico Science, um maracatu moderno. Outras referências são a Nação Zumbi, a Mundo Livre S/A, a Mestre Ambrósio, entre outros seguidores do movimento.

Ópera – Gênero de música apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado com música por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (barítonos, tenor, contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo-soprano). Geralmente é cantada no idioma italiano. Grandes nomes Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Jose Carreras.

Música Italiana – A música da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, ópera (Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini) e música erudita (Antonio Vivaldi). O país também é conhecido pelo seus tenores famosos como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli, além de artistas pop contemporâneos como Mango, Laura Pausini, Tiziano Perro, Eros Ramazzotti, Il Volo e Vasco Rossi. Destaca-se na composição de trilhas sonoras de cinema com Nino Rota e Ennio Morricone, e na música eletrônica com DJ Gigi D'Agostino, Benny Benassi e o pioneiro do ritmo Giorgio Moroder. Já no rock, as bandas Lacuna Coil e Rhapsody of Fire são as mais conhecidas fora do país.

A tarantela (em italiano tarantella) é uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto, geralmente em modo menor, de caráter vivo e caracterizada pela troca rápida de casais.

Música Alemã - Poucos países possuem uma herança musical tão significativa. O patrimônio musical alemão não se restringe porém às fronteiras geográficas da Alemanha, ele abrange tanto a obra de compositores alemães, como Johann Sebastian Bach, Beethoven, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Wagner e Hindemith, como também os austríacos Haydn, Mozart, Schubert, Schönberg, Berg e Webern e muitos outros que viveram no espaço do idioma e da cultura alemã.

Historicamente, a diversidade cultural alemã está ligada à estrutura política descentralizada das cidades-estados da Alemanha. Os aristocratas e burgueses fomentaram a vida musical nas cortes locais, criando suas próprias orquestras, coros e teatros de óperas. A música tornou-se não apenas uma expressão do poder, mas enraizou-se na consciência coletiva como fator de integração social e cultural. Isto foi o que garantiu ao longo de vários séculos e até hoje a diversidade da cultura musical na Alemanha.

A música folclórica alemã, também conhecida como bandinha alemã, é o termo usado para se referir à música folclórica dos imigrantes alemães. Junto com a Música nativista e a Tchê music é um ritmo popular na Região Sul do Brasil. Atualmente, vem ganhando grande apoio popular e deixando suas raízes "folk" um tanto de lado, não tendo mais muita ligação atualmente com a música folclórica da Alemanha.

As bandas podem cantar em português, alemão ou até mesmo mesclar os dois idiomas numa mesma música.

 

CANTORES/MÚSICOS/GRUPOS MUSICAIS

Nei  Matogrosso – Nos anos 70 fez grande sucesso integrando o Grupo “ Secos e Molhados”. A partir de 1974 seguiu com carreira solo.

Mutantes – Grupo que causou grandes críticas por introduzir som eletrônico na MPB. Grande sucesso entre os jovens Rita Lee era líder da Banda.

Carmen Miranda – Cantora brasileira que nos anos 50 foi para os Estados Unidos. Foi a artista brasileira que participou do maior número de filmes. Ela usava roupas estilizadas de bananas e outras frutas e um dos seus maiores sucessos foi “Chiquita Bacana”.

Mamonas Assassinas - Foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1990. O único álbum de estúdio gravado pela banda, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil. Com um sucesso "meteórico", a carreira da banda durou pouco mais de sete meses (23 junho de 1995 a 2 de março de 1996), quando o grupo foi vítima de um acidente aéreo fatal, o que ocasionou a morte de todos os seus integrantes. “Brasilia Amarela” foi um dos grandes sucessos.

Roberto Carlos - Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O "Rei" da música romântica brasileira foi o líder do movimento musical chamado Jovem Guarda, que surgiu nos anos 60. Em parceria com Erasmo Carlos, compôs inúmeros sucessos.

Teixeirinha e Meri Terezinha - VITOR MATEUS TEIXEIRA – Teixeirinha - nasceu na cidade de Rolante, distrito de Mascaradas, Rio Grande do Sul, em 03 de março de 1927.

A música “Coração de Luto” vendeu mais de vinte e cinco milhões de cópias. Em 1970 criou sua própria produtora, chamada Teixeirinha Produções Artísticas Ltda, pela qual escreveu, produziu e distribuiu dez filmes: “Ela Tornou-se Freira” (1972); “Teixeirinha, 7 Provas”(1973); “Pobre João” (1974); “A Quadrilha do Perna Dura” (1975); “Carmem a Cigana (1976); “O Gaúcho de Passo Fundo”(1978) ; “Meu Pobre Coração de Luto”(1978); Na trilha da Justiça (1978); “Tropeiro Velho” (1980); “A Filha de Iemanjá” (1981).

Durante vinte anos, apresentou programas de rádio diariamente com duas edições: “Teixeirinha Amanhece Cantando” (de manhã) e “Teixeirinha Comanda o Espetáculo” (à noite) e, aos domingos pela manhã tinha o programa “Teixeirinha Canta para o Brasil”, com transmissão da capital gaúcha para o interior e outros estados brasileiros.

Durante vinte e dois anos de carreira Mary Terezinha lhe acompanhou com o acordeom em shows, rádio e cinema.  Gravou 49 LP’s inéditos, somando mais de 70 LP’s, incluindo regravações.

Teixeirinha faleceu dia 04 de dezembro de 1985 e está sepultado no Cemitério da Santa Casa, quadra n.4, túmulo n.4, na capital gaúcha. (Fundação Vitor Mateus Teixeira)               

The Beatles - Banda de pop rock dos anos 60, até hoje é considerada a banda de maior sucesso da história. A banda foi criada em 1960 e era formada por John Lennon (guitarra rítmica e vocal) Paul McCartney (baixo e vocal) Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria). Em 1961 Stuart Sutcliffe deixou a banda e, um ano mais tarde, Pete Best também. Ambos foram substituídos por George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Os Beatles se popularizaram nos pubes da Inglaterra e em pouco tempo ficaram conhecidos pelo mundo todo.

Madona -  Madonna é uma cantora, compositora, atriz, dançarina e produtora musical norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após ter feito parte dos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela finalmente lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de discos bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas, que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Chacrinha -  José Abelardo Barbosa de Medeiros foi um comunicador de rádio e televisão do Brasil, apresentador de programas de auditório de grande sucesso das década de 1950 a 1980.

Maria Bethânia - Maria Bethânia Viana Teles Veloso é uma cantora brasileira nascida em Santo Amaro da Purificação, Bahia, em 1946. Começou a frequentar o meio artístico junto com o irmão Caetano Veloso e, em 1960, muda-se para Salvador com o objetivo de estudar. Em 1963 estreou como cantora na peça Boca de Ouro de Nelson Rodrigues. Em 1964 participou do show “Nós, Por Exemplo”, ao lado de Caetano, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé, da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.

O dia 13 de janeiro de 1965 foi o início de uma consagrada carreira, ao se apresentar no show “Opinião”, no Rio de Janeiro, a convite da cantora Nara Leão. A música de protesto “Carcará” foi seu primeiro sucesso.

Elvis Presley - Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor norte-americano, considerado o maior ídolo do rock'n roll mundial. Foi chamado o Rei do Rock. Entre suas músicas destacam-se: That's All Rigt, Love Me Tender, It's Now or Never e Kiss Me Quick.

 

 

 

 

 

                                      

 

Veja as edições anteriores da Toca:
2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016