Notícias

7 benefícios da música para as crianças

Por Beth Proenca Bonilha

 

 

A música pode transformar o comportamento das pessoas, pois existe uma relação muito grande entre música e o desenvolvimento cognitivo e atitudinal das crianças e adolescentes. Destacamos alguns como:

 

1. Autodisciplina - A aprendizagem musical exige disciplina, empenho e comprometimento, ajudando muito no desenvolvimento da autodisciplina em outras áreas da vida.

 

2. Paciência - É um dos comportamentos desenvolvidos nas crianças e adolescentes. Independentemente do método, exigirá paciência para recomeçar sempre que necessário e dedicação com muitas horas de treino e ensaios.

 

3. Sensibilidade - A música torna a pessoa sensível para perceber pequenos detalhes e a observar melhor o que está ao seu redor, por desenvolver partes do cérebro que os tornam mais sensíveis a detalhes.

 

4. Coordenação - Principalmente no ensino de instrumentos, a música desenvolve a coordenação motora e cognitiva por atuar fortemente no raciocínio, e a necessidade de controle da atenção visual, auditivo e movimentos do corpo simultaneamente.

 

5. Memorização - Com o treino, a música trabalha partes do cérebro ligadas diretamente à memória sendo excelente prevenção a doenças como o mal de Alzheimer.

 

6. Concentração - É muito comum ouvir relatos de que as crianças envolvidas com a aprendizagem musical melhoram de maneira significante o desempenho escolar e comportamento social.

 

7. Bem-estar - O desenvolvimento musical ajuda reduzindo os sentimentos de solidão, ansiedade e depressão. Favorecendo sentimentos de paz, tranquilidade e bem-estar.

                                      

 

Veja as edições anteriores da Toca:
2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016