WM Internet
  Inicial   Programação   Notícias   Fotos   Contato  

NOTÍCIAS

 

O que vai ter na Toca do Coelho este ano?

 

Através do tema “Nossas Grandes Ideias”, a 15ª Toca do Coelho abordará a evolução do homem, da tecnologia e dos costumes. Confira algumas curiosidades que ilustrarão os cenários durante o evento:

 Você sabia que o chuveiro elétrico é uma invenção brasileira da década de 40? Antes disso, os banhos eram realizados através de balde com furo, que liberavam o fluxo de água ao puxar uma cordinha. Os índios costumavam tomar banho nos rios, pois não havia água encanada.

 Você sabia que a roldana foi inventada pelo grego Arquimedes no século III a.C.? Após essa invenção, o levantamento de cargas ficou mais fácil. A evolução do equipamento conta com o surgimento do guindaste e, mais tarde, do big bag, que transferiu o trabalho de carga de sacarias para a máquina.

 Você sabia que o papel que usamos hoje foi inventado por um chinês chamado Cain Lun, no ano 105? As primeiras folhas de papel foram fabricadas com cascas de árvores. Na Antiga Grécia , os manuscritos eram feitos em pergaminhos, obtidos da parte interna da pele do carneiro. No início da era cristã, os egípcios inventaram o papiro, trançando fatias finíssimas de uma planta chamada papiro.

 Você sabia que o primeiro WC (Water Close ou armário de água) foi inventado em 1597 por John Harington? O WC era formado por um assento de madeira, uma caixa-d’água e uma válvula de descarga. O papel higiênico foi inventado quase 300 anos mais tarde por Joseph Gayetty, nos Estados Unidos. No início as pessoas faziam sua necessidade na mata usando plantas, sabugos ou outros vegetais para se limparem. Na Europa, homens e mulheres faziam suas necessidades em baldes e despejavam o conteúdo nas ruas. Em Paris, para alertar os que passavam, gritavam “Água vá!” antes de jogar fezes e urina pela janela. Até a metade do século passado, os pátios das residências contavam com as latrinas – construção de uma caixa de madeira com um buraco no centro - onde as pessoas sentavam para fazer suas necessidades, e muitas vezes usavam jornais para se limparem.

 Você sabia que o fogo foi descoberto no período paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, de cerca de 2,5 milhões a.C. até cerca de 10.000 a.C.? O fogo era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. O procedimento mais elaborado era feito com um graveto girando sob o furo de uma madeira seca. O aquecimento gerava calor, passava para a palha, provocando o fogo.

 Você sabia que a roda é uma das mais importantes invenções na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano? Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil. A prova mais antiga de seu uso data de cerca de 3500 a.C., e vem de um esboço em uma placa de argila encontrada na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia (atual Iraque), mas é certo que sua utilização venha de períodos muito mais remotos.

 Aprenda mais sobre óculos, escrita, materiais de construção, eletrodomésticos, entre outros, visitando a Toca do Coelho. O evento acontece entre 10 e 21 de abril, no Tenarião, em Tapera

 

Veja a pesquisa feita para o tema da Toca: NOSSAS GRANDES IDEIAS

 

NOSSAS GRANDES IDÉIAS – 15ª TOCA DO COELHO –
10 A 21 DE ABRIL DE 2014 – TAPERA/RS

REALIZAÇÃO: ACIT, PREFEITURA MUNICIPAL E COMUNIDADE TAPERANSE

A IDADE DA PEDRA LASCADA
A Idade da Pedra Lascada – Período Paleolítico: é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C  até 10.000 a.C .
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO PALEOLÍTICO:
NOMADISMO - Se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos.
ECONOMIA - Era de subsistência.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL - Os homens se organizavam em pequenos grupos. Aos homens cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.
COMUNICAÇÃO             - A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos), e nas pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas).
O FOGO - Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo.
RITUAIS - Os homens já realizavam rituais funerários.  Eram também realizados rituais religiosos com a utilização do fogo.

FOGO
Foi descoberto no período paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que vai de cerca de 2,5 milhões a.C. até cerca de 10000 a.C.
O fogo era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

RODA
A roda é talvez uma das principais invenções na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil. A prova mais antiga de seu uso data de cerca de 3500 a.C.

IDADE DO BRONZE
É denominada "Idade do Bronze" um período da história, ocorrido por volta de 4 mil anos atrás, na qual o homem descobriu a liga metálica de bronze ( mistura da liga do cobre com o estanho) e com esta começou a manufaturar objetos os mais diversos.

A ESCRITA
A ESCRITA CUNEIFORME foi desenvolvida pelos sumérios, por volta de 3500 anos a.C.,sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
A ESCRITA HIEROGLÍFICA constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo.Os hieróglifos foram usados durante um período de 3.500 anos para escrever a antiga língua do povo egípcio.
O ALFABETO ROMANO  originou-se no grego. As letras romanas eram bastante semelhantes às gregas. O alfabeto romano do século VII a.C. ainda é o alfabeto usado nos países ocidentais nos dias de hoje.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PEDRAS: As pedras são os materiais de construção mais antigos.
TIJOLOS: Quatro mil anos a.C., na Mesopotâmia, a escassez de pedra deu um grande impulso à construção de tijolos.
CONCRETO ARMADO: Joseph Monier é considerado pelos enciclopedistas como o inventor do concreto armado, em 1866. Este invento permitiu a construção do aranhas-céu que abrigam uma população cada vez maior.

COSTURA
AGULHAS: Há mais de 30 mil anos a costura era à mão com agulhas de ossos e marfim e os pontos eram feitos um a um.
MÁQUINA DE COSTURA:Em 1851, o Americano Isaac Singer (Fundador da  Siger), criou a primeira máquina de costura de uso doméstico. A máquina permitiu aconfecção mais rápida das roupas.
MÁQUINA DE COSTURA ELÉTRICA: Em 1910, a Singer iniciou a produção de máquinas de costura elétricas.

PANELA
PANELA DE BARRO: 5 mil anos a.C - As primeiras panelas, como os caldeirões, eram de pedra e muito grandes, fixas e estavam próximas às cavernas, posicionadas no centro do fogo.
PANELA DE ALUMÍNIO: Criada no início do século 20, de fácil transporte e higienização.
PANELA DE PRESSÃO: Inventada pelo francês Denis Papin em 1679, Permite o cozimento rápido dos alimentos.

INSTRUMENTOS DE TRABALHO NA AGRICULTURA
Na era da pedra polida (12 mil a 4 mil anos a.C.) surgiram a enxada , o arado e a grade ,o que proporcionou o desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar, manualmente,frutos, vegetais e raízes.

ESPELHO
Os primeiros espelhos da humanidade foram descobertos nas antigas civilizações Egípcias. Eles utilizavam espelhos de cobre polido e o reflexo não era perfeito. Hoje, existem dois processos para a fabricação do espelho. Um dos mais difundidos no mundo utiliza camadas metálicas de prata e cobre juntamente com uma tinta protetora. O processo mais recente utiliza camadas metálicas de prata, agentesde ligamento e tinta protetora.

TRANSPORTE NÁUTICO
BARCO DE JUNCO : As primeiras embarcações, construídas há pelo menos 6 mil anos, foram feitas pelos egípcios, com hastes de junco ou papiro.
LANCHA: Nos anos 60, o americano Don Aronow desenvolveu a Lancha Rápida.
TRANSATLANTICO: O Great Western, o maior transatlântico do século XIX,com 200 metros  e capacidade  de  transportar 5.000 passageiros foi inaugurado em 1836.

ILUMINAÇÃO
VELA:Criação de 3.000 anos a.C , no Egito. Possibilitava o trabalho à noite e era a causa mais comum dos incêndios.
LAMPIÃO : Em 1783, o suíço, Ami Argand cria um tipo de lampião a óleo ( lampiões Argand). Os lampiões eram bastante inconvenientes, sujavam o teto, as cortinas e os estofados e ainda podiam pingar gotas de azeite .
LÂMPADA ELÉTRICA: Em 1879, o americano Thomas Edison inventa a primeira lâmpada elétrica com filamento de carvão incandescente. As pessoas ficaram maravilhadas chegando a confundir o invento com magia.

RELÓGIO
RELÓGIO DE SOL: Egípcios – 1.500 anos a.C. Utilizava a projeção da sombra do sol sobre as marcas das horas.
RELÓGIO DE PÊNDULO: Invenção do Holandês Christiaan Huygens , em1.656. Possuía um cordão com dois pêndulos que, quando puxados, ativavam o movimento dos ponteiros.
RELÓGIO DIGITAL: Invenção do Engenheiro americano Peter Petroff ,em 1971.O  funcionamento ocorre com microbaterias.

EVOLUÇÃO DO BANHO NO BRASIL
BANHO DE RIO – Costume dos índios e população do século passado pois não havia água encanada nos povoados.
CHUVEIRO DE BALDE – A água era retirada do poço e colocada em baldes com furos. No balde havia uma cordinha que liberava o fluxo de água.
CHUVEIRO ELÉTRICO- É uma invenção brasileira da década de 40. O chuveiro elétrico passou a ser um eletrodoméstico muito popular no Brasil e hoje é utilizado pela maioria da população.

NÚMEROS ROMANOS
Não existe um inventor, pois a criação veio de um processo lento de evolução. Esses números passaram a ser usados no início da civilização romana (século 8 antes de Cristo).

CALCULADORA
ABACO: Foi a primeira calculadora da história. Este instrumento foi criado pelos chineses no século 6 antes de Cristo e dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração.
CALCULADORA MECÂNICA: A primeira calculadora mecânica foi criada em 1623, por Wilhelm Shickard.
CALCULADORA ELETRÔNICA: A primeira calculadora eletrônica portátil foi criada em 1967 pelo engenheiro Jack St. Clair Kilby.

RODA D’ÁGUA
Invenção de 250 a.C  -  É a  evolução da roda. Este invento foi uma das primeiras formas de produção de energia elétrica. É semelhante a um dínamo, aparelho que converte energia mecânica em energiaelétrica.

SOL É O CENTRO DO SISTEMA SOLAR
Foi o astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no ano de 270 a.C, esta teoria. Teoria que só foi confirmada muitos anos depois.

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
ROLDANA: (Invenção do Grego Arquimedes no século III a.C.) – Facilitou o levantamento de cargas com a redução da força necessária.
GUINDASTE: Utilização da força mecânica para movimentação de cargas.

ARCO
Construções de pedra com sustentação através dos arcos, obras dos romanos no século I a.C. As pedras eram em formato trapezoidal e mantinham a posição pelo peso das pedras sobrepostas.

PAPEL
PAPIRO: Os egípcios inventaram o papiro, no início da era cristã, trançando fatias finíssimas de uma planta chamada papiro.               
PERGAMINHO: Na Antiga Grécia, foi usado o pergaminho, obtido da parte interna da pele do carneiro.
PAPEL: O papel que usamos hoje foi inventado por um chinês chamado Cain Lun, no ano 105. As primeiras folhas de papel foram fabricadas com cascas de árvores.

GERAÇÃO ESPONTÂNEA
É uma teoria, hoje caída em descrédito, que defendia a origem dos seres vivos a partir da matéria não viva.  Até ao século XVIII acreditava-seque os animais e as plantas podiam surgir por geração espontânea. O químico e físico Frances Louis Pasteur ( 1822 - 1895)  foi quem derrubou definitivamente a ideia da geração espontânea.

MICROSCÓPIO: O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos.

ANTIBIÓTICO: O primeiro antibiótico identificado pelo homem foi a penicilina, em 1928. Alexander Fleming, médico microbiologista de Londres, pesquisousubstâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias nas feridas infectadas.

DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA: Em 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo aportou na Ilha de Guanaani, que foi batizada de San Salvador, na América Central. Chegaram à América a nau "Santa Maria", comandada por Colombo, e as caravelas "Pinta" e "Nina", comandadas pelos irmãos Pinzon. O Objetivo da viagem era chegar à Índia.

LEONARDO DA VINCI (1452-1519)
Pintor italiano notabilizado pela obra "Mona Lisa". Foi também escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor italiano. Foi uma das mentes mais criativas de todos os tempos.

ENGRENAGEM
A engrenagem é um elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprimem e transmitem movimentos. Fases da evolução das engrenagens: Tempos pré-Bíblicos; Leonardo Da Vinci em seus desenhos; Revolução Industrial.

 

HÁBITOS DE HIGIENE


No início as pessoas faziam sua necessidade na mata usando plantas, sabugos e/ou outros vegetais para se limparem.
Até a metade do século passado, no pátio das residências, existiam as latrinas – construção de uma caixa de madeira com um buraco no centro - onde as pessoas sentavam para fazer suas necessidades e muitas vezes usavam jornais para se limparem.
Em 1597, John Harington inventou o primeiro WC (water closet ou armário de água) de que se tem notícia: um assento de madeira, uma caixa-d’água e uma válvula de descarga. O papel higiênico foi inventado por Joseph Gayetty, nos Estados Unidos, em 1857.

CANETA


CANETA PENA: Os egípcios, criadores das folhas de papiro no ano 2500 a.C., usavam ossos molhados em tinta vegetal para escrever. Na Idade Média o instrumento mais usado para escrever era feito de simples penas de aves molhadas em tinta vegetal.
CANETA TINTEIRO: Caneta com tinta em seu interior, o que chamamos hoje de caneta tinteiro. Em 1884, Lewis E. Waterman patenteou tal invenção.
CANETA ESFEROGRÁFICA: A caneta esferográfica, principal modelo usado atualmente, surgiu em 1937 por meio do húngaro Ladislao Biro.

PI
O PI é o resultado da divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro, valor que, será sempre de aproximadamente 3,14, que é o valor arredondado do PI. O primeiro a utilizar definição atual doPI foi o matemático galês William Jones.

TRANSPORTE TERRESTRE


CAVALO: Um dia o homem primitivo descobriu que poderia montar num animal para se deslocar no seu ambiente. Ele percebeu que era mais confortável e mais rápido andar sobre o dorso de um animal do que sobre seus próprios pés.
CARROÇA: Meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor. Movida por tração humana ou animal, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para os deslocamentos de carga de um lugar a outro.
CARRO: O primeiro veículo motorizado a ser produzido foi um carro com apenas três rodas. Foi produzido, em 1886, pelo engenheiro alemão Karl Benz e possuía um motor a gasolina.

ARMAS


ARCO E FLECHA: Usados pelos índios para a caça.
MOSQUETE: Século XV -  A primeira arma individual amplamente usada em batalhas da Europa.
REVÓLVER: Descende do projeto desenvolvido por Samuel Colt, em 1836.

FORMATO DO PLANETA TERRA
Na Antiguidade, acreditava-se que o planeta Terra era plano, no entanto, muitos sábios já afirmavam que a Terra apresentava formato “arredondado”. O aprimoramento das técnicas cartográficas e o desenvolvimento tecnológico foram de fundamental importância para esclarecer tal fato. A partir desta descoberta os navegadores puderam aventurar-se à longas distâncias, encontrando os novos continentes.

CALENDÁRIO MAIA
O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoaméricapré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala. Este invento do séculoVI a.C.  permitiu que a história fosse escrita com datas precisas.

IMPRENSA


AXILOGRAFIA: Era praticada principalmente na China e, depois, na Coréia e no Japão do século VII. Os orientais usavam uma prancha de madeira para gravar imagens e textos, que podiam ser reproduzidos por estampagem.
PRENSA DE TIPOS: Em meados de 1455, o ourives alemão Johannes Gutenberg criou a prensa de tipos móveis.

ÓCULOS


ÓCULOS: No século I d.C surgiram as primeiras lentes corretivas, que eram feitas com pedras semipreciosas cortadas em tiras finas e davam origem aos óculos de grau para perto. Tudo isso se deve ao matemático árabe Alhazen.  Em 1270, na Alemanha, foram criados os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites. Eram semelhantes a um compasso, porém não possuíam hastes.
MONÓCULO: Por volta do fim do século XVIII, os óculos de lente individual, os monóculos, estiveram muito em voga. O monóculo era usado pelos mais respeitados cavalheiros e senhoras em países como a Alemanha e Inglaterra.
LENTES DE CONTATO: A ideia de aplicar lentes corretivas diretamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, mas foi somente em 1887 que o fisiologistaalemãoAdolf Eugen Fick construiu as primeiras lentes de contato.

MÁQUINA À VAPOR
A primeira máquina a vapor surgiu em 1712, criada pelo inglês Thomas Newcomen. Quando a construiu, seu objetivo era poder bombear água de minas de carvão. Depois, em 1765,seu compatriota James Watt acrescentou à invenção um condensador e multiplicou por quatro vezes a sua eficiência. Era o passo decisivo para a máquina a vapor impulsionar a Revolução Industrial e poder mover as pesadas máquinas da indústria têxtil, além de revolucionar o sistema de transportes.

LEI DA GRAVIDADE
A lei da gravitação universal diz que dois objetos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objetos e da distância que há entre eles. Diz uma lenda que, quando tinha 23 anos, Isaac Newton( cientista que definiu a “Lei da Gravidade”) viu uma maçã cair de uma árvore e compreendeu que a mesma força que a fazia cair mantinha a Lua em sua órbita em torno da Terra.

VACINA
O criador da primeira vacina foi Edward Jenner. Em 1796 ele criou a vacina contra a varíola. A vacina é produzida com o vírus atenuado ou morto. Este produto é injetado em pequena quantidade no paciente.O corpo reage ao vírus, assim criando novos anticorpos adaptados ao vírus e quando a doença chega , determinada a atacar , o corpo já tem sua defesa.

TRANSPORTE EM UMA OUDUAS RODAS            
BICICLETA: Primeiro Projeto foi desenvolvido por Leonardo da Vinci. O alemão Karl Von Drais, em 1817, criou a primeira bicicleta.
MONOCICLO: Não se conhece a origem e a história aceita é de que a origem deriva da bicicleta.
MOTOCICLETA: Criada pelo alemão Gottlib Daimler em 1885.

                                              
COMUNICAÇÃO
TELEFONE: Invenção de Alexandre Graham Bell em 1876.
FAX: A ideia de transmitir e reproduzir documentos a longa distância foi patenteada por Alexander Bain em 1843. Da união da idéia de Bain com aparelho telefônico criado por Alexander Graham Bell, o primeiro protótipo do fac-símile, mais conhecido como fax, foi criadoem 1926.
TELEFONE CELULAR: Invenção de Martin Cooper em 1973.
IPHONE: Invenção de Steve Jobs em 2007.

INJEÇÃO DE MEDICAMENTOS
SERINGA DE VIDRO: Criada simultaneamente por Charles Pravaz e Alexander Wood em 1853, a seringa era de vidro com uma escala graduada, podendo assim injetar doses mais precisas  de medicamentos.
SERINGA DESCARTÁVEL: As seringas atuais, criadas a partir de 1961, são plásticas e descartáveis o que diminui o risco de infecções.

TEORIA DA EVOLUÇÃO - Darwin
Há diferentes teorias sobre a evolução do mundo, por isso apresentamos a teoria de Darwin, usada pelos cientistas. A teoria comprovada por Charles Darwin no ano de 1859 diz que no mundo sobrevive quem for mais forte, na natureza por isso háa evolução, os seres vivos precisam evoluir de qualquer maneira para continuarem vivos.

LEI DE MENDEL – GENÉTICA
Genética é a área da Biologia que investiga como se processa a hereditariedade. O monge austríaco Gregor Mendel, em 1864, deu à Genética como ela é hoje conhecida sua fundamental contribuição. Ele realizou diversas experiências com ervilhas descobrindo que os modelos hereditários estavam submetidos a normas estatísticas fáceis de compreender.

DATILOGRAFIA E DIGITAÇÃO
MÁQUINA DE ESCREVER:O primeiro modelo que funcionou de verdade foi desenvolvido, em 1867, pelo americano Christopher LathamSholes, que contou com a ajuda de Carlos Glidden e Samuel Soule.
MÁQUINA DE ESCREVER ELÉTRICA:A máquina elétrica que conhecemos hoje só foi aparecer em 1920, fruto dos esforços do inventor americano James Smathers.
COMPUTADOR PESSOAL:   Foi desenvolvido em 1981, pelas  IBM e tornou possível escrever textos e fazer cálculos. 
TABLET: O primeiro tablet da história, com a aparência e a forma que conhecemos hoje  foi o GRiDpad Pen Computer, criado pela Grid Systems em 1989.

PASSAR ROUPA
FERRO DE BRASA: No século 15 é que surgiu o ferro de passar roupa mais ou menos semelhante ao que usamos atualmente, era o ferro a brasa.
FERRO ELÉTRICO: Em 1882 o americano Henry Seely inventou o ferro elétrico.
PASSADEIRA: A primeira máquina de passar a ferro com motor elétrico e aquecimento elétrico ou a gás foi criada em 1930.

APARELHO DE SOM
GRAMOFONE- É uma invenção do alemão Emil Berliner de 1888, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano.
 3 EM 1  - É um aparelho de som que possui rádio AM e FM estéreotoca-discos e gravador cassete ou tape deck montados num único gabinete e um par de caixas acústicasseparadas. O primeiro 3 em 1 foi lançado pela  Matsushita ( atual empresa Panasonic) no início da década de 70.
CD PLAYER – O CD player  é um leitor de CD. O primeiro protótipo de CD Player foi apresentado pela Sony em 1979 e seu preço era de 10 mil dólares.

 

RADIOATIVIDADE – ELEMENTOS QUÍMICOS RÁDIO E POLÔNIO
Marie Curie, foi uma cientistapolonesa que exerceu a sua atividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 pelas suas descobertas no campo da radioatividadee com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicosrádio e polônio .

 

LAVAR ROUPA
RIOS: Nos primórdios, os rios, fonte abundante de água, eram verdadeiras lavanderias.
TANQUE: Com os meios que possibilitaram ter água mais próxima das casas, surge o tanque para lavar roupas.
MÁQUINA DE LAVAR ROUPA: No século 19, apareceram as primeiras lavadoras manuais, que lavavam e escorriam a roupa. Em 1906, o americano Alva J. Fischer produziu a primeira máquina de lavar roupas elétrica realmente eficiente.

 

CHAPINHA
Instrumento utilizado para alisar os cabelos. Criação de Lady Jennifer Bell Schofield em 1912.

 

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
Na pré-história um dos primeiros métodos de conservação dos alimentos foi baseado na secagem e conservação dos alimentos através da exposição aos raios solares. Logo em seguida os primitivos descobriram o fogo, e surgiu o processo usado até os dias atuais, conhecido e chamado defumação (fumaça). Após essas duas importantes descobertas, surgiu o processo de salga (salgar os alimentos). Com o passar do tempo outros métodos Foram surgindo, como por exemplo, conservar alimentos no mel, ou ainda submersos na banha.
GELADEIRA: A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856 australiano James Harrison. A primeira geladeira doméstica só apareceu em 1913  e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator).

 

TELEVISÃO NO BRASIL :
ANOS 60: TV preto e branco. Poucas pessoas as possuíam e os visinhos se reuniam nas casas para assistir e assim surgiu o “Televisinho”. Até o surgimento da TV Colorida era costume a colocação de transparências coloridas na frente da tela.
1970: TV em Cores.
FINAL DOS ANOS 90: TV de Led – Revolucionou a qualidade da imagem e com a possibilidade de fixação na parede.

LINHA DE PRODUÇÃO
Produção em série – Vários operários, com ajuda de máquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalhando de forma sequencial, chega-se a um produto semi-acabado ou acabado. Inventada por Henry Ford, empresário estadunidense do setor automobilístico. Graças a ela, Ford conseguiu produzir em massa seu famoso carro Ford T.

 

TRICÔ
Ninguém sabe como o tricô foi inventado, mas historiadores acreditam que o tricô nasceu no mediterrâneo e se espalhou pela Europa e o resto do mundo. As peças de tricô mais antigas que existem foram descobertas no Egito e são de 1200 d.C. O tricô era feito pelos homens, enquanto as mulheres se incumbiam de produzir o fio com a roca de fiar.

 

ROLO DE CABELO
Há registros de mulheres do antigo Egito que usavam pedaços de ossos para enrolar os cabelos. Certo mesmo é que as mulheres – tanto para enrolar quanto para alisar – fazem uso desse artifício.

 

TEOREMA DE PITÁGORAS
O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo. O teorema afirma que: “Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.” O teorema de Pitágoras leva o nome do matemático grego Pitágoras (570 a.C. – 495 a.C.), que tradicionalmente é creditado pela sua descoberta e demonstração.

BENJAMIN FRANKLIN ( 1706 — 1790)
Foi jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense. O cientistausou um fio de metal para empinar uma pipa de papel.  Franklin soltou o "brinquedo" junto com o filho e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo e, assim, em1752, comprovou à comunidade científica da época que o raio é apenas uma corrente elétrica de grandes proporções.  Franklin demonstrou ainda que hastes de ferro ligadas à terra e posicionadas sobre ou ao lado de edificações serviriam de condutores de descargas elétricas atmosféricas. Estava inventado o pára-raios.

 

CHEGADA À LUA
"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade" — e para a ciência. Em 20 de julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, dizendo a célebre frase.
O homem chegou à lua com a missão Apollo 11(Estados Unidos), tripulada por Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin.

 ÁRVORE DE PÁSCOA: “DER OSTERBAUM": A chegada da Páscoa nos remete a pensamentos de renovação. A vida se renova a cada dia e a vida se renova a cada Páscoa. Ovos simbolizam a chegada de uma nova vida. As cores alegres e variadas dos ovos simbolizam a alegria com que festejamos a nova vida. Os galhos secos são a tristeza pelo sofrimento e morte de Jesus. No momento de tristeza, encontramos a alegria de comemorar a nova vida. A montagem da árvore de Páscoa, “Der Osterbaum” é um costume que nasceu na Alemanha e que hoje é conhecido e praticado em vários países.

 

AVIAÇÃO
A IDEIA DE VOAR: A idéia de voar como pássaros é recordada, através da história, como indicador sempre presente da decisão do homem em imitar este natural símbolo de liberdade.
ÍCARO: Na mitologia grega, Ícaro era o filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando – tentativa frustrada em uma queda que culminou na sua morte. Para a fugaDédalo recolheu penas de aves e, unindo-as com cera, construiu asas para si e para o filho. Conseguiram assim voar até uma ilha vizinha, mas Ícaro, entusiasmado com o sucesso da experiência, continuou a voar cada vez mais alto. Como se aproximou demasiado do sol, este derreteu a cera das asas e Ícaro caiu no mar Egeu.
BALÃO: O primeiro a realizar experimentos com um balão para que este se tornasse um meio de transporte foi o jesuíta português Bartolomeu de Gusmão. Iniciou seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção à família real portuguesa.
DIRIGÍVEL: Em 24 de setembro de 1852 em Paris, ocorreu o primeiro voo de um balão dirigível, por Jules Henri Giffard, voando de Parispara Elancourt.
14 BIS: 14-bis foi um avião híbrido construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906 e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse ano na cidade de ParisFrança, sendo o primeiro objeto mais pesado que o ar, a projetar-se do solo por impulsos próprios, superando a gravidade terrestre, o atrito do ar e as leis básicas da física.
AVIÃO INVISÍVEL: B-2 Spirit ou Stealth B-2 é um bombardeiro americano que usaum conceito antigo sobre "asas voadoras" e uma inovadora técnica de desenho porcomputador de "asa unida em W". O bombardeiroé um avião quase invisível ao radar.
PARQUEDAS: Segundo a literatura, o paraquedismo começou na China, há 2000 anos. A primeira tentativa foi a construção de um tipo de guarda-chuva que usavam para pular de torres e penhascos. O projeto mais antigo de um paraquedas aparece em um manuscrito anônimo da década de 1470 da Itália Renascentista.
ASA DELTA: Depois da II Guerra Mundial que a asa delta, de fato, surgiu. Um pesquisador chamado Francis Rogallo foi o primeiro a registrar a patente das asas flexíveis, em 1951.
AVIAÇÃO AGRÍCOLA: Alfred Zimmermann, alemão, foi o idealizador da aviação agrícola, com a idéia de usar aviões com pulverizadores para o controle de pragas (lagartas).