WM Internet
  Inicial   Programação   Notícias   Fotos   Contato  

NOTÍCIAS

 

15ª Toca do Coelho é lançada oficialmente

O lançamento oficial da 15ª Toca do Coelho aconteceu ontem, 27/02, durante as comemorações de aniversário do município de Tapera.

O prefeito Ireneu Orth e a presidente da ACIT, Liciene Ciprandi, entregaram a chave da cidade aos coelhos, simbolizando a transformação do município em preparação à Páscoa.

A Toca do Coelho abordará o tema “Nossas Grandes Ideias” e encantará o público entre os dias 10 e 21 de abril, onde mais de 50 cenários ilustrarão o surgimento e a evolução das invenções.Além dos shows gratuitos, o público poderá prestigiar a encenação de Paixão e Morte de Cristo, representada pelo Grupo Municipal de Teatro, formado por professores e alunos que participam dos projetos desenvolvidos no município, como coral, flauta doce e dança, além de artistas voluntários da comunidade. A peça foi inserida na programação da Toca do Coelho há quatro anos e sua apresentação reúne cerca de duas mil pessoas.

A Toca do Coelho é promovida no pavilhão da Comunidade Católica – Tenarião, através da parceria entre Prefeitura Municipal e ACIT (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços), e conta com o apoio de artesãos, voluntários e comunidade em geral.

História da Toca

A Toca do Coelho surgiu no ano 2000 através de um projeto da ACIT, em celebração aos 500 anos de Independência do Brasil, e visava enaltecer as datas comemorativas. O evento recebeu o apoio de artesãos e voluntários do município.

A primeira “Toca” contou com poucos cômodos da Morada da Família Pascoal, e crianças e adultos precisavam se agachar para passar pelas pequenas portas da toca em miniatura. Mais de 1000 pessoas passaram pelo local e ficaram encantadas com os detalhes minuciosos e a dedicação do grupo trabalhador.

No segundo ano, a “Toca” foi imitada em um espaço maior e atraiu mais apreciadores. Em todas as edições, houve a preocupação em reutilizar o material para confecção de novos cenários, sem repetir a temática abordada. Nesses quinze anos, já foram ilustrados: (2000 a 2003) Morada da Família Pascoal e a Família Pascoalina, O Casamento (2004); Olimpíadas (2005); O Rodeio (2006); O Circo (2007); Histórias Infantis (2008); Família Pascoalina Viajando pelo Brasil (2009); As Quatro Estações (2010); Festejos do Calendário na Toca (2011); O Encanto das Profissões (2012); Os Amigos do Coelho (2013).

A inovação continua surpreendendo tanto as crianças quanto os adultos que visitam a Toca do Coelho. Em 2013, cerca de 40 mil pessoas visitaram o evento. Este ano, a expectativa é de um público ainda maior.

Informações sobre edições passadas podem ser acessadas através do site www.tocadocoelhotapera.com.br.